Tabela de conteúdos

Bastão-do-imperador - Etlingera elatior

O Bastão-do-imperador (Etlingera elatior) é uma herbácea rizomatosa da familia Zingiberaceae, também conhecida como flor-da-redenção, flor-de-cera ou gengibre-tocha.

Características

O bastão-do-imperador pode crescer de 3,6 a 5 metros de altura e floresce principalmente na primavera e no verão. As flores são rodeadas por brácteas vermelhas ou avermelhadas, que atraem muitos beija-flores e borboletas e são agrupadas em inflorescência de formato globoso, sustentada por haste longa, com cerca de 1,5 metros. O gênero Etlingera abrange 149 espécies e existem variedades de bastão-do-imperador que apresentam inflorescências de cores diferentes como branca, amarela e rosa.

Época de florada e frutificação

Primavera e verão.

Cultivo

Divisão do rizoma e sementes. Planta exótica! Prefira flores nativas no seu jardim, para evitar desequilíbrio ambiental.

Aves atraídas pela planta

Ocorrência

De origem asiática, a espécie é herbácea e rizomatosa, nativa de Bornéu, Java, Pequenas Ilhas da Sonda, Malásia, Sumatra e Tailândia. É cultivada em regiões tropicais e subtropicais de diversas partes do mundo, ,inclusive no Brasil.

Referências

https://www.escoladebotanica.com.br/post/bastao-do-imperador